MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES

Current Style: Standard

Current Size: 100%

Interna

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aproxima o público da pesquisa e da inovação

Com atividades de popularização da ciência em todo o país, 15ª SNCT começa nesta segunda-feira (15) inspirada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

     A 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começa nesta segunda-feira (15) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Os 40 mil metros quadrados do local vão abrigar 71 estandes com atividades de popularização da ciência promovidas por 80 instituições. A expectativa é que pelo menos 100 mil pessoas visitem a feira até domingo (21). Realizada todos os anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em todo o Brasil, a Semana Nacional é o maior evento de popularização da ciência. O tema deste ano é “Ciência para a redução das desigualdades”, inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

     A cerimônia de abertura está marcada para terça-feira (16), às 11h, com a participação do ministro Gilberto Kassab.

     “Este evento está entre as principais ações do MCTIC em todos os anos, e traduz os esforços que temos empreendido desde que assumimos, em maio de 2016, em meio aos ajustes fiscais para a retomada de rumo que o governo federal vem alcançando”, destacou Kassab.

     O ministro ressaltou o papel da ciência, tecnologia e inovações para o desenvolvimento do país e lembrou que investir nesses setores é fundamental. “A ONU é instituição fundamental, norteadora de políticas públicas em nível global, e daí que a Semana Nacional se inspira nos seus objetivos. A ciência deve estar presente desde cedo na vida das pessoas, aproximando os jovens do enorme valor que pode ter para a sociedade, para contribuir com um país mais desenvolvido, mais iluminado e justo”, completou.

     Durante a cerimônia de abertura, serão entregues 70 computadores para a Operação Acolhida, que o governo federal realiza em Roraima para receber imigrantes da Venezuela. Os equipamentos foram doados pelos Centros de Condicionamento de Computadores, um programa do MCTIC de formação profissional e inclusão digital.

SNCT

     Nesta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, os visitantes poderão conhecer o projeto Sirius – um acelerador de partículas em construção no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). O Sirius vai funcionar como um enorme raio X, capaz de enxergar até as menores partes da matéria. Trata-se do principal projeto da ciência brasileira, que vai colocar o país na fronteira do desenvolvimento de pesquisas em diferentes segmentos, como nanotecnologia e engenharia de materiais.

     O MCTIC também vai apresentar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e a nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), além de uma maquete de cidade digital, com peças confeccionadas por impressora 3D.

     A Vila do Recondicionamento terá a participação de sete CRCs de todo o país, que levarão trabalhos realizados pelos alunos, como impressora 3D, drones feitos com resíduos, computador recondicionado que funciona submerso em óleo mineral e tecnologias assistivas.

     Já a Força Aérea Brasileira (FAB) levará uma réplica em tamanho real do avião de combate Grippen NG. O público poderá subir na cabine da aeronave e conhecer seu funcionamento em um simulador de voo. A Marinha do Brasil oferece uma experiência similar, mas de navegação de um navio, e o Exército Brasileiro expõe veículos de combate, como o tanque Guarani.

     Haverá ainda cinco quadras poliesportivas dos Correios e uma minicidade construída pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para que as crianças conheçam o funcionamento do trânsito em espaços urbanos.

Aplicativo

     Uma das novidades da 15ª SNCT é um aplicativo com a programação e as estatísticas em tempo real das atividades cadastradas. O sistema será disponibilizado gratuitamente, e é compatível com as plataformas Android e iOS.

Balanço

     Em 2017, a Semana Nacional teve a participação recorde de municípios: 1.311. Em todo o país, 1.106 instituições desenvolveram mais de 104 mil atividades.

Para impulsionar a realização da SNCT, o Ministério lançou um edital no valor de R$ 6,020 milhões. Um total de 198 propostas foi aprovado para receber apoio em duas linhas disponibilizadas pela chamada pública.

 

FONTE: ASCOM MCTIC